Os Penalty's é um conjunto de frases, imagens, ou situações com uma mensagem forte, de conhecimento geral, e que não resisto a comentar de forma curta e objectiva.
Então vamos à primeira edição;
1-"Só os ricos ganham com o proteccionismo. A escolha e a concorrência são a favor dos pobres". Na América, esta afirmação é banal. Na Europa, seria sobretudo bizarra. (João Carlos Espada, Expresso 10/03/2007, comentando a afirmação proferida num fórum de comércio livre em Washington). Se os sucessivos governos Portugueses perceberem isto, percebem onde estão a errar, porque devem mudar, e a razão de um país com pobres cada vez mais pobres e ricos cada vez mais ricos, com uma classe média sofucada que para ter dinheiro trabalha muito, sujeitando-se a tudo (exceptuando os dignissímos Funcionários Públicos está claro!).
Dois exemplos de protecção em Portugal que nos custam dinheiro... e muito... A PT e a sua ditadura (Golden-Share incluída), e os projectos megalómanos sem justificação, favorecendo os criminosos da construção civil, prejudicando-nos a todos como país.
2- A cena televisiva: Trabalhadores da PT a abraçar o Joe Berardo à entrada de uma Assembleia Geral. Sem Palavras...é uma cena que encaixa na perfeição na afirmação anterior... Mostra um Portugal (curiosamente das gerações de Abril), sem valores vendendo a alma e a dignidade por dois tostões.
Uma coisa é defender racional e estrategicamente a posição de Joe Berardo, outra é abraça-lo como héroi...um homem que percisamente entrou na PT porque sabia que algo iria alterar-se, se, mais não fosse, pelo menos o número de trabalhadores que lá está a fazer muito pouco e a ganhar dinheiro à custa de quase monopólios ao longo de muitos anos...felizmente algo está a mudar, muito devagar (infelizmente), mas muda.
3- O facto: O modo como as equipas Portuguesas de Futebol entraram nos jogos das competições Europeias. Uma coisa é ter uma estratégia, outra é ter como estratégia abdicar de atacar objectivamente durante 2/3 do tempo. Porto e Benfica fizeram isso. Logo, Boicotam a essência do Futebol! Os adversários perceberam, e mesmo que à partida pareçam frágeis ou menos bem, ganham a guerra psicológica, e com isso ganham 2/3 do jogo. No Benfica-PSG em Paris foi mais que óbvio, apesar de alguns azares à mistura.
No fundo é mais um traço do Portugal actual, admite que tem menos meios (no casso do jogo de Paris, por acumulação de lesões). O grave é admitir igualmente que tem menos inteligência funcional e emocional. Essas o dinheiro não compra, estão dentro de nós...só dependem de nós.