Vision 7- State of Human Art
É justo dizer; Em NY só é ignorante quem quer; Em NY um normal cidadão tem acesso ao conhecimento "democrático", ao "inclusivo" e ao "segmentado". É sem dúvida um local em que a cultura está presente e se faz todos os dias.
O American Museum of Natural History pertence ao tipo de conhecimento "democrático", digo democrático, pois é de fácil acesso, oferece informação que diz respeito a todos e que todos deveriam reconhecer como conhecimento (=cultura) importante.
Por isso, museus de conhecimento "inclusivo" como o Momma ou o Metropolitan ficaram para segundas núpcias (é sempre "in" e uma boa experiência de sentidos ir espreitar os quadros do Van Gogh). Quanto ao conhecimento "segmentado", ou cultura das "franjas", estilo os caros espectáculos musicais/teatrais de muita pompa e pouca substância ficarão para quando já não tiver nada para descobrir em NY.
Aproveitando e dando continuidade ao que bem funciona em Portugal, falo do Oceanário e/ou Fluviário, julgava útil os nossos responsáveis aprenderem com quem sabe, i.e, com os Americanos, a forma de chamar pessoas, comunicar e "vender" cultura/conhecimento. Logo, recuperar paulatinamente (porque não somos ricos) alguns espaços fundamentais na cultura/conhecimento nacionais.
Fui, no princípio de Outubro, ao aquário Vasco da Gama (no Dafundo). Aquilo está muito desgastado e algo amorfo... e a apresentação/divulgação do espaço? Do terceiro mundo. Com um pouco de vontade política para gastar o dinheiro "certo" na cultura/conhecimento (em vez de pagar filmes para empregar actrizes/actores medíocres da pseudo elite de Lisboa e Porto), e, com a humildade de estagiar junto dos melhores (acordos de cooperação com os museus em NY), Poderiamos, por exemplo, começar a recuperar o referido Aquário tanto em infra-estruturas com em "know how".
É preciso é ter visão clara para a cultura/conhecimento. A minha é de direita e centrada na canalização de apoios públicos para o carácter "democrático" e "inclusivo" da causa (na forma e contéudo aqui caracterizados).
Foto 1- A Entrada principal do American Museum of Natural Art, Se fosse cidadão de NY visitaria este museu algumas vezes por ano centrado cada visita em cada um dos espaços até os esgotar a todos, sugando o máximo de conhecimento.
Foto 2- A nossa evolução, uma parte do museu imperdível para qualquer "forasteiro" que em NY só vai estar uns dias. Já agora estamos aonde?
Foto 3- O espaço mais internacionalmente conhecido do museu, o dedicado aos dinossauros. Escolhi o esqueleto da espécie que ao que parece era uma das iguarias preferidas dos T-Rex. Os triceratops.
Foto 4- Como Agrónomo esta árvore fossilizada captou-me a atenção, e, logo na hora decidi que vinha para o meu blog. Se o mundo continua assim, no futuro, árvores só mesmo em fóssil.