Final Vision- Just Moments Towards Another Goodbye
Em Manhattan há raras referências a Portugal.
Tirando as lojas da Aerosoles, o que mais encontrei foi um "outdoor" com a nossa bandeira na United Nations Way. Curiosamente, numa rua que com bondade poderá ser comparada a Portugal. Marginal ao pulsar da cidade, meio deserta, com aquele encanto característico de onde nada "mexe".
A "falta" de elementos nacionais em NY aviva-me bem um número a que Portugal não consegue fugir, e, para mal dos seus pecados, nem o Sr. José Sócrates. Esse número é o da descida no ranking da competitividade internacional, Portugal desceu mais de 15 lugares durante o actual "reinado" socialista... Há números arrebatadores para quem andou a vender o incremento da robustez da economia portuguesa como facto garantido.
Foto- o lado calmo de NY, A United Nations Way.
O metro de NY é enorme. Até aqui nada de novo. Novidade para mim foi ver como toda a infra-estrutura está desgastada fruto da sua idade já avançada.
Consequentemente, há duas observações que se tornam óbvias, o velho, só por sim, não é sinónimo de falta de funcionalidade, por outro lado, ficou-me a clara ideia que num futuro próximo o investimento progressivo (de conservação) em infra-estruturas ferroviárias é inevitável em NY. A primeira observação parece não ser percebida em Portugal. A segunda passa-nos ao lado, temos tudo novo nas grandes cidades, é só não estragar ou construir porque é moderno (estilo TGV).
Foto- Ao descer para o metro de NY, descemos mesmo em qualidade de infra-estrutura. Se calhar faz sentido, nós em Portugal é que estamos habituados a "grandezas" inúteis.
Numa "Deli" da 7th Avenue encontrei um silêncio reconfortante para comer e a "tela" ideal sobre o mais belo teatro que existe... a realidade em movimento e eu parado a observá-la.
Foto- O silêncio desperta o sentido. O sentido realça os detalhes.
Por último, o que sinto pelos E.U.A.. Sinto amor. Há defeitos, alguns grandes, mas as virtudes superam tudo fazendo desta terra a melhor para mentes livres como eu. Objectivo? tornar Portugal uma terra de pessoas Livres.
Foto- Na 5th Avenue o amor está escrito na rua.