Quinta do Cardo Síria
DOC Beira Interior
Colheita 2007
Preço 6,15 € (El Corte Inglês)
Apresentação- Superior, marketing bem trabalhado, à excepção da colocação do número de lote, o aspecto exterior é do melhor que se faz por cá. Rolha; peça inteira que se partiu na abertura, não fico particularmente agradado com o facto, especialmente quando se aplica uma força desnecessária para a tirar.
Aspecto- Amarelo lima, limpo e apelativo. O que se espera dum jovem branco.
Nariz- Fruta muita!!! Exuberante, quem o provou na minha companhia “descobriu” desde a laranja ao ananás maduro. É sempre bom sinal quando um vinho nos desperta os sentidos para fruta que gostamos.
Boca- Fresco, equilibrado com um final que não desmerece o seu potencial olfactivo.
Avaliacão- Muito bom, especialmente para quem quer fugir ao internacional branco com muita "madeira". O preço é alto, logo, a relação custo qualidade deve ser trabalhada para que este vinho possa ser privilégio ao alcance de mais portugueses. Deve ser conhecido!!!
Nota Final- 16 Valores (se não fosse o preço dava mais!).
Observação- É com grande prazer que provei um vinho feito por um enólogo que se iniciou na vida profissional ao mesmo tempo que eu, e, na mesma “casa”!!! Não me espanta a qualidade do néctar, é um corolário natural do trabalho de um engenheiro de trato fino, trabalhador e de personalidade bem vincada, dando o melhor de si diariamente. Por outro lado, a casta Síria é uma das verdadeiras pérolas da Beira Interior, valendo a pena ser processada por gente competente. Um obrigado à terra que nos deu estas uvas e um abraço para o grande amigo que criou este vinho… Afinal na Beira Interior há algo mais que pedras e padres!!!...Há queijo e vinho.