1ªNota: Apesar de muitos colegas pró-PS se terem indignado, a condução da entrevista ao primeiro-ministro José Sócrates na SIC, foi a melhor dos últimos 3 anos e pouco. Os jornalistas, especialmente Ricardo Costa, adoptou o único estilo possível contra uma pessoa que; -Sistematicamente foge às perguntas desagradáveis; -Faz uso da agressividade excessiva (chegando ao ponto de se pôr a fazer perguntas aos que supostamente estão lá para ouvir respostas); E que mente ou foge à verdade refugiando-se em falsas evidências (como os estudos da OTA são exemplo).
Anteriormente já era muito fácil desmontar a mediocridade do governo de Sócrates. Os últimos 3 meses permitiram tornar evidente aos distraídos do PPD/PSD (nas suas guerras internas à volta do “cinzentismo” da Manuela) a certeza de como apresentar alternativas com impacto positivo e receptividade na sociedade nacional.
A futura despesa/endividamento da responsabilidade de Sócrates -que eu e outros vamos pagar nos próximos 20/30 anos - é óptimo ponto de partida para construir alternativas de fácil aceitação. Por outro lado, os números do PIB de 2008 destroem por completo toda a dialéctica económica governativa recente, pondo a nu a verdadeira robustez vendida pelos Socialistas.
2ªNota: O caso Esmeralda!
Numa justiça lenta e pouco corajosa, “obrigada” (como isso não fosse a sua missão!) a decidir um caso complicado da vida real, os juízes perderam a paciência e por fim deram uma oportunidade ao pai biológico. É o mínimo que se podia fazer! A idade de Esmeralda, segundo a imprensa, é exactamente igual à da luta do seu pai pela custódia! Independentemente do futuro, quanto mais tempo corresse mais desprestigiante seria para todos, especialmente para os valores e princípios de um país livre e de direito.
3ºNota: A guerra existencial em Gaza!
Reconheço o direito à existência de Israel. Admiro como os judeus construíram, do nada, uma terra e uma sociedade de referência. Reajo com raiva quando vejo intolerantes personificar nesta religião todo mal intrínseco da espécie humana.
Acho curioso como se ignora 8 anos de lançamentos de mísseis sobre crianças judaicas e se destaque 15 dias de bombardeamentos sobre inocentes palestinianos. De rir é o argumento que a sociedade palestiniana não tem culpa das posições do Hamas! Então quem tem? Uma sociedade 100% passiva é sempre conivente.
Que dizer do não reconhecimento por parte do Hamas ao direito existencial de Israel (posição intencionalmente esquecida pela maioria da comunidade internacional)? Para mim, só este facto justifica, e, faz-me desde já, enviar um grande abraço a todos os Israelistas que são obrigados a lidar com primatas.
4ª Nota: A fava de 13 jornadas do campeonato e mais uma eliminatória da taça de Portugal a roubar o Sport Lisboa e Benfica, saiu ao Braga. Uma derrota (com o meu clube) amarga para um conjunto que joga muito bem à bola. Um golo fora de jogo e um penalty não marcado é o pecúlio sonegado à equipa de Jorge Jesus! Contudo, olhando para trás e vendo o monumental mentira que tem sido esta época, soa a justiça!… Assim se fazem as políticas de compensação de árbitros muito fracos que manipulam jornada após jornada a verdade desportiva do futebol nacional.