1ª Nota: Depois de num dos seus carismáticos fins-de-semana propagandisticos de Janeiro, ter dado a entender que ia baixar impostos a sério (salvo erro quando foi ao CCB falar aos pedintes Socialistas), Sócrates mais uma vez enganou toda a gente e vem agora "clarificar"! Afinal vai fazer malabarismos com as deduções e escalões do IRS -ainda mal explicadas porque é de propaganda que se trata- que segundo os especialistas têm efeito muito curto. Isto é, anúncio com pompa e circunstância e resultado vestigial ou fracassado....Não têm sido assim os últimos 3 anos? É a táctica de nos comer por patos! Até a mim me enganou... pensei que era desta que havia redução de impostos com o estado, de uma vez por todas, a ir "sacar" menos aos cidadãos no seu todo. Sim, porque à semelhança de Pacheco Pereira, refuto a ideia vigente na nação que o problema dos pobres é a existência de ricos.
2ª Nota: A propósito da pompa acima referida, que dizer do estudo da OCDE que afinal não era! Sim aquele usado num debate parlamentar pelo governo para fazer valer a sua obra na área da educação! Depois ainda se admiram que quem o usou seja corrupto... Mais uma vez a tentativa de nos comerem por patos!!!
3ª Nota: Ainda na pompa! Lembro-me de uma grande cerimónia com Sócrates e o homem forte da Nissan, "celando", do ponto de vista do marketing político, um protocolo para desenvolver o mercado de carros eléctricos em Portugal. Neste caso, à semelhança de outros, tentou-se vender uma originalidade que não o era, e, fazer passar a ideia que o fim do gasóleo e gasolina era já ali, pois, Sócrates "O grande", tinha arranjado a solução.
Agora, com a Nissan a despedir 20.000 colaboradores e a preparar-se para grandes difculdades, será que o protocolo vai para a frente? Alguém perguntou ao governo como fica este protocolo com a crise vigente? Também não esperem que os subservientes da RTP ou da comunicação social em geral o façam. Logo, ficamos sem saber, se mais uma vez, era uma manobra para impressionar "patos bravos" que andavam a pagar a gasolina a 1,50€/litro, ou se realmente estamos perante visão estratégica séria! O futuro o dirá...
"...Lisboa, 08 Julho 2008 (Lusa) - Portugal será um dos primeiros mercados mundiais onde serão introduzidos os modelos veículos eléctricos da aliança Renault-Nissan, no âmbito do memorando de entendimento que o governo assina com o grupo quarta-feira.
De acordo com o protocolo, a Renault-Nissan vai comercializar em larga escala veículos eléctricos para os consumidores portugueses a partir de 2010.
A cerimónia de assinatura do memorando de entendimento contará com as presenças do primeiro-ministro, José Sócrates, do ministro da Economia e da Inovação, Manuel Pinho, e do presidente e CEO da Nissan e da Renault, entre outros.
O Governo português vai estudar conjuntamente com a Renault-Nissan a forma de criar condições adequadas para os veículos eléctricos serem uma oferta atractiva para os consumidores portugueses, as infra-estruturas e organizações necessárias para criar uma ampla rede de estações de carga para os veículso eléctricos, a nível nacional, e identificar os canais mais eficazes de comunicação e educação para sensibilizar para a importância destes modelos, que permitem reduzir as emissões..."
Entre os "patos" patos de Colares e "patos bravos" dos portugueses a diferença é pouca!