À segunda foi de vez! Cumpri um desejo de adolescente! No mítico Madison Square Garden vi finalmente um jogo oficial da NBA. Duas constatações rápidas desta experiência inesquecível;
1ºDas brilhantes equipas dos Knicks que viveram à sombra dos ainda mais brilhantes Jordan e Phil Jackson, só restam as camisolas e o recinto. Os Knicks atacam bem mas defendem horrorosamente! Logo, o primeiro passo para tornar a equipa razoavelmente competitiva é melhorar a defesa. Se isso não acontecer rapidamente, a presente época caminha para o escandalosamente desastroso, pondo ainda mais pressão no futuro próximo de 2010-2011 em que muito se espera para os lados de NY -incluíndo Lebron James vestido de azul e laranja-.
2ºPerceber que junção de capacidade mínima competitiva, entretenimento e comunicação positiva são a chave do sucesso financeiro -mesmo sem títulos-, é essencial!
É um regalo ver um pavilhão, em que a equipa da casa ganha 1 jogo nos primeiros 10, com 70-80% da sua capacidade preenchida. Ainda por cima quando o adversário é outra formação de segunda linha, e, como todos sabemos, NY é um poço cheio de alternativas para quem quer gastar dinheiro e passar tempo (bem melhores que testemunhar derrotas consecutivas).
Contudo, vendo os momentos imediatamente antes do jogo, os seus intervalos e time-outs, facilmente se percebe que o adepto/consumidor é o centro de tudo, sendo a vitória o fundamental da oferta mas não 100% do conteúdo. Por isso, saí do Madison Square Garden a pensar que os dirigentes desportivos nacionais poderiam aprender humildamente com esta gente, de forma a fazer dos tempos mortos dos nossos eventos desportivos algo de aproveitável, com classe e profissionalismo, não brindando os adeptos, múltiplas vezes, com actuações patéticas, desajeitadas, desenquadradas ou com o vazio.
Não digo para copiar-se tudo o que lá se faz porque não temos público em quantidade para isso, antes tentar entender como eles pensam o planeamento integrado do Show desportivo.