Hoje fui ao Portal IOL e sou confrontado com a Ibéria de Saramago!!!
Bela ideia... digna de verdadeiros escritores confusos e perdidos no seu caminho. Mas o que impede Saramago de ser Espanhol? Rigorosamente nada! As fronteiras estão escancaradas, é só sair para não mais voltar. O único português obrigado a ficar foi Eusébio no tempo do estado novo!
Actualmente, não há nada que prenda ninguém a este país, por isso, todos os Portugueses descontentes podem ser Espanhóis. Boa Viagem!
Eu próprio também quero trabalhar fora, mas na esperança de um dia voltar e melhorar aquilo que é um dos meus maiores orgulhos, a minha terra. Sou Português de corpo e alma, e como qualquer apaixonado vivo com Portugal uma relação de amor-ódio constante.
O verdadeiro problema de Saramago não é a preocupação com a qualidade de vida dos Lusitanos, mas sim, o seu descontentamento com o grau de reconhecimento que tem neste país. Mas paciência, todos temos que viver com as nossas não vitórias (que é diferente de uma derrota).
Por outro lado, fico triste que o livro "Ensaio sobre a Cegueira" tenha sido o rastilho do meu gosto pela leitura. Saramago não merece! Mas não sou como ele. Não renego as minhas origens, nem mesmos as literárias. Contudo evoluí, e já me é difícil ler as suas linhas, gosto de outros estilos, tentarei pelo menos aqueles que sinto que são de visita obrigatória pelo seu sucesso comercial, a saber, "Jangada de Pedra" e "Memorial do Convento".
Se calhar devemos todos relativizar Saramago, o homem está velho. Eu também, se tudo correr bem, vou ficar velho... e um pouco desiquilibrado, senil, e até quem sabe afectado pela cegueira do dinheiro.
Se tivesse poder duas coisas proporia;
1- Porque não convidar Espanha a ser uma região autónoma de Portugal?
2- Agora mais a sério...Mudar o nome da Escola Secundária de Mafra.
P.S: Bela resposta a do Ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado! Chamou-lhe ficção literária de Saramago. Em linguagem diplomática aconselhou José a dedicar-se exclusivamente à escrita.
Comentário publicado no "Portugal Diário" (IOL) sobre a notícia, Ibéria: Cenário de Ficção