O Alentejo dos primeiros dias chuvosos deste Janeiro, não era bem uma praia mas mais uma poça descontinua e gigante.
Curiosamente, na mesma altura em que alguém do governo fazia figura de palhaço presente, falando em Lisboa, de Lisboa como futura praia de Madrid -defendendo o indefensável-, a poça a sul ia crescendo para felicidade de quem precisa do seu conteúdo. Por ironia do destino, quem necessita são os empresários da Agricultura em geral e do negócio da palha em particular -aqueles que ao mesmo tempo eram também satirizados pelo palhaço acima referido-.
Não deixa de ser curioso, se olhar e reparar, que entre o discurso político de Lisboa e a realidade do Alentejo, pode escolher celebrar a confirmação do lançamento do TGV ou as preciosas chuvas de Janeiro. Para inteligentes a escolha é óbvia.
Nota: Gostava de fazer uma sequência de perguntas "género carta aberta" ao Ministro das Obras Públicas António Mendonça (ainda sobre as suas tolas declarações)! Como vai alavancar as virtudes TGV através das potencialidades do Surf nas praias de Lisboa? Conhece muitos "regular surfers" a viver em Madrid? Já reparou que Madrid não tem praias, logo, não deverá ter muitos "surfers" ? Como é que você chegou a professor universitário? Conhece a expressão "mais vale estar calado que dizer disparates"? Se gosta tanto de praias de Espanha, porque não vai viver para Marbella (não volte)?...Sinceramente!