1ªNota: Portugal foi afastado pela melhor selecção de Europa e do Planeta, infelizmente é a Espanha!
2ªNota: Portugal, embora sem grande alma e/ou química entre jogadores, teve uma prestação dentro do previsto, sem fracasso ou sucesso de assinalar!
3ªNota: As más políticas internas ao nível do futebol, nos últimos 10 anos, estão, e vão agora sentir-se com maior intensidade, Portugal, para a selecção, tem um leque de jogadores de classe mundial muito reduzido. Como a maiorira dos nossos melhores jogadores não são conhecidos pela capacidade táctica e inteligência no jogo, vamos ter um problema interessante de ver alguém resolver.
4ªNota: A Africa do Sul está de Parabéns! A organização deu a conhecer um país com capacidade para responder às exigências solicitadas. Além disso tem uma comunidade lusitana que só merece elogios pelo apoio que deu à nossa equipa.
5ªNota: Cristiano Ronaldo, no Mundial, foi pouco mais que zero! Parece-me que está apostado em seguir um estilo de vida que tem como referencial uma versão Beckham de segunda categoria. Não lhe vejo capacidade para outra coisa que não seja dar chutos na bola. Mesmo assim, parece incapaz de perceber um esquema táctico decorrente duma estratégia que enquadre o seu valor individual num objectivo colectivo de futebol total e moderno (ataque, defesa e transições rápidas)! Não é um jogador inteligente, até hoje não percebeu que há várias formas de ganhar. É pena!
6ªNota: Carlos Queiroz! Cumpriu sem conseguir “entregar” aquele extra –chegar aos Quartos de Final-. Não foi feliz em 2 ou 3 nomes na convocatória. Além disso é um tipo com azar nos momentos chave, mais uma vez, não teve sorte com os jogadores à disposição, estavam em má forma, ou lesionados, ou simplesmente não existem porque Scolari não os lançou durante 6 anos. Com estas limitações, “apanhar” com Brasil, Espanha e Costa do Marfim…é muita adversidade! O maior pecado que lhe aponto é o de, em 2 anos, não ser vista renovação de ideias e conceitos no futebol das selecções. Continuou com a política dos brasileiros vergonhosamente naturalizados sem pingo de amor ao país –como isso conta para as questões de alma!-. Por último, é daqueles que não resiste a dizer disparates na comunicação social, só por isso, quase que está sem condições para continuar como seleccionador. Decisão complicada para quem manda.
7ªNota: Destaques pela positiva: Eduardo, Coentrão e Ricardo Carvalho. Destaques pela negativa: Deco, Cristiano Ronaldo e Liedson. Todos os outros merecem satisfaz.