Está na grelha de partida a nova época do glorioso. Antevê-se extremamente difícil e cheia de armadilhas pelo meio. Eis as notas que julgo pertinentes;
1ªNota: As evidências claramente mostram que ou era Jesus a sair ou uma equipa nova tinha que entrar. Escolheu-se a segunda opção e assim alguns jogadores que se preparavam para queimar desde logo o treinador já não o podem fazer.
2ªNota: Mesmo assim a questão da defesa ainda não está claramente resolvida, com Luisão a armar-se em mamão existe o risco de se passar mais 2 ou 3 meses afinando o sector defensivo. Potencial erro que a ter consequências graves é imperdoável!
3ªNota: No papel, o Benfica tem equipa para dar chapa 3 a todas as equipas de Liga Portuguesa exceptuando Sporting e Porto. Não sei se o mediano treinador Jorge Jesus já percebeu isso, mas se não, rapidamente o perceberá nos primeiros jogos na Luz. O equipa técnica, com o ataque ao mercado desta pré-época, está sob uma pressão elevadíssima nunca experimentada por eles no clube.
4ªNota: Espero ainda que o Benfica tenha preparado um 'back up' directivo, argumentativo e activo para se defender de ataques fora do campo, eles vão ser muitos e de peso. O tridente F.C.Porto, Árbitros e Sporttv está mais unido que nunca, agora reforçado por um Sporting que tirando um ou dois foguetes interessantes tentará nos corredores do poder fazer aquilo que penso não conseguir em campo ainda esta época (aproximação significativa ao Benfica).
5ªNota: Os objectivos são simples. No Futebol, ser campeão nacional, ganhar a Taça de Portugal, estar presente na fase de grupos da Liga dos Campeões e nas competições Europeias na segunda parte da época. Quanto às outras modalidades, ganhar mais troféus em quantidade e qualidade que o F.C.Porto.
6ªNota: É lamentável o destino do Futebol nacional em termos de ligação ao jogador nacional e por consequência às pessoas do país. Não digo que o SLB deva ser anjinho, mas depressa tem que lutar para alguma coisa mudar nas regras aplicadas a todos! O clube neste momento não respeita a sua história, e se tal acontece arriscasse a não ter mais história para fazer no futuro. A equipa de futebol do Benfica é um corpo quase totalmente estranho ao país e isso é muito perigoso a todos os níveis...tenho pena que os dirigentes não o consiguam ver e perceber.
7ªNota: Por fim há a questão psicológica! Terá que ser o clube a puxar pelos adeptos. Como tal, entrar com 10 jogos fortes e vitoriosos é muito importante. Caso contrário os fantasmas da época passada voltarão, ainda por cima com uma comunicação social desportiva sedenta de sangue prós lados da Luz (como de costume não é novidade)!